PLANO DE AULA: ANIMAIS DOMÉSTICOS
Obs.: filmar as
atividades realizadas pelos alunos para posterior apresentação aos mesmos
AONDE
CHEGAR?
- No desenvolvimento de habilidades de
leitura e de escrita (pseudoleitura);
- Na compreensão das características do
gênero em estudo (texto narrativo, lesta e cartaz), bem como das
principais ideias;
- No conhecimento do significado de
animais domésticos e de estimação;
- No reconhecimento de alguns animais de
estimação;
- Na conscientização dos cuidados que se deve
ter com os animais;
- Na análise de informações com base em
dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
- Na capacidade de estruturar textos orais
lógicos e com coerência de ideias;
- No desenvolvimento da afetividade e do
senso de responsabilidade;
- No desenvolvimento das habilidades de
ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
- No desenvolvimento de atitudes de
interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
PÚBLICO ALVO
1º ano do Ensino
Fundamental
COMO CHEGAR? O QUE FAZER PARA CHEGAR?
Roda de conversa inicial:
∙Promover o debate sobre animais que podem viver dentro de
nossa casa ou apartamento, como cachorro, gato, peixes de aquário; ou em
sítios, chácaras e fazendas, como ovelhas, cabritos, cavalos, galinhas e patos.
• Explorar, verbalmente, o conhecimento do grupo sobre os vários animais domésticos tendo em mãos imagens deles contidas em revistas, calendários ou fotografias.
• Perguntar, também, sobre animais domésticos que são personagens de séries, filmes ou desenhos infantis, tais como Snoopy, Scooby Doo, Garfield, Pateta, Floquinho e Bidu.
• Explorar as características de cada um: como nascem, onde e como vivem, o que comem, como é seu corpo (com penas ou pelos).
•Mostrar aos alunos
que esses animais são chamados "domésticos" porque podem conviver na
mesma casa em que vivemos, desde que sejam bem alimentados e tratados, ou seja,
tomar banho, alimentar-se de ração e água potável e ter um local apropriado e
limpo para seu repouso e suas necessidades fisiológicas são requisitos básicos,
além de sair de casa para se exercitar e tomar todas as vacinas necessárias.
• Explicar também que, assim como os seres humanos, os animais domésticos também precisam ir ao médico, chamado de médico veterinário, para ver como está sua saúde, incluindo seus dentes.
• Ao final da conversa, perguntar se alguma criança tem ou gostaria de ter um animal doméstico em casa ou no sítio, e como se dá a relação com ele, destacando que todo bichinho precisa de carinho e gosta de brincar, mas não gosta de apanhar ou ser mal tratado.
Brincando
de imitar bichos
∙ Incentivar as
crianças a reproduzirem a voz dos animais. Depois, pedir a cada criança que
imite a voz de seus animal de estimação para a turma descobrir qual é o nome do
animal que ela imitou.
Mostrar
os vídeos do youtube:
Animais domésticos https://www.youtube.com/watch?v=JpiB9CuNecl
O som dos animais – Como é o som?
A Turma do Seu Lobato – O Sítio do Seu Lobato
(música infantil)
Leitura
e interpretação oral de texto
Leitura do texto “Bichinho
de estimação”, que conta a história de uma criança que queria muito ter um bichinho
de estimação. Os alunos receberão cópias do texto para que eles possam seguir a
leitura (pseudoleitura) e para fazer a marcação dos parágrafos do texto.
Fonte: CARPANEDA,
Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização
linguística: 2º Ano. São Paulo: FTD, 2008. p. 141,142.
Explicar que o texto
"Bichinho de estimação" está dividido em partes, que contam trechos
da história, sendo que cada uma dessas partes é chamada de parágrafo. Explicar
que para indicar o parágrafo deixa-se um pequeno espaço entre a margem esquerda
da folha e o início do texto.
Pedir aos alunos que
pintem no texto os espaços que marcam o início dos parágrafos.
Depois, fazer as
seguintes perguntas para serem respondidas oralmente:
a) Os
parágrafos começam na mesma direção?
b) Quantos
parágrafos tem o texto?
c) As letras
que iniciam os parágrafos são maiúsculas ou minúsculas?
d) O texto é narrado
por um menino ou uma menina?
e) Em sua
opinião, por que a mãe escolheu peixinhos para dar ao filho?
f) Para o
menino qual é a desvantagem de ter um peixinho como animal de estimação?
g) E você
gostaria de ter um peixinho de estimação? Que bichinho de estimação você
gostaria de ter?
Pesquisa
Hoje em
sala de aula falamos sobre animais de estimação. Em casa, pergunte a seus
familiares quais os
seus animais
domésticos preferidos. Traga na próxima aula sua pesquisa.
- Nome do entrevistado:___________________________________________
- Grau de parentesco:_____________________________________________
- Qual seu animal preferido?______________________________________________________
- Por que da escolha? ______________________________________________________
Apresentação
das pesquisas
Os alunos
farão uma breve apresentação de suas pesquisas sobre os animais domésticos preferidos
dos familiares.
Lista dos animais domésticos e
confecção de painel
Anotar na
lousa os animais que foram citados nas pesquisas, fazendo assim uma lista dos
animais domésticos.
Dividir a
sala em pequenos grupos e distribuir revistas para que os alunos pesquisem
imagens dos animais que foram citados nas entrevistas que fizeram com seus
familiares. Cada grupo irá montar um painel com os animais preferidos das
famílias.
Fazer uma
exposição dos painéis nos murais da escola para que haja uma interação entre a
comunidade escolar e as pesquisas feitas pelos alunos.
Sugestão: classificando os animais
Pode-se propor
que os alunos classifiquem os animais: com pelos ou sem, com quantidade de
patas, dentre outras características.
Cartaz
Explicar
aos alunos as características desse gênero textual.
Apresentação
de um cartaz apresentando os cuidados que devemos ter com os animais.
Orientar
os alunos que um animal de estimação não é um brinquedo, por isso devemos
cuidar bem dele, pois ele precisa se alimentar, ser medicado quando necessário,
viver em um local limpo e arejado, dentre outros cuidados. Apresentar o cartaz
abaixo utilizando o data show para orientar os alunos sobre os cuidados que
devemos ter com os animais.
Fonte da
imagem: Sítio disponível em: <http://jornalvoceeseupet.blogspot.com.br/2011_10_02_archive.html>.
Acesso em: 10 de abr. 2014
.
Apresentação
de cartaz sobre a doença Raiva Animal e sobre a importância da vacinação em
gatos e cachorros.
Fonte:
CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo.Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística:
2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 149.
Perguntar
aos alunos o que eles acharam do cartaz, deixando que eles falem e deem suas
opiniões. Logo após, propor uma atividade de interpretação da imagem.
Interpretando o cartaz
1 - Fazer as perguntas para que os alunos respondam
oralmente:
a)
Quem é o principal destinatário desse cartaz?
b)
Com que objetivo, ou seja, para que foi feito esse cartaz?
2 – Leitura
pelo professor: “Com raiva, seu bichinho pode virar um animal”.
a)
O que
você entende desta frase?
b)
No
cartaz, a imagem é importante porque:
Serve de enfeite?
Chama a atenção do leitor?
Ajuda a compreender a frase “Com
raiva, seu bichinho pode virar um animal”?
Confecção de cartaz
Propor
aos alunos que construam um cartaz informando sobre os cuidados que devemos ter
com os animais de estimação. Pedir para que tragam na próxima aula. Veja o
exemplo abaixo para orientá-los sobre a construção do cartaz.
Fonte:
CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e
alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 152.
Apresentação
e exposição dos cartazes
Os alunos
apresentarão os cartazes que fizeram em casa sobre os cuidados com os animais
de estimação.
Após, os
cartazes serão expostos no pátio da escola para conscientizar os alunos dos
cuidados que devemos ter com os animais.
Usando a imaginação/Leitura de livro
Se vocês fossem um bicho, qual gostariam de ser?
Brincando de imitar bichos:
Pedir
para cada aluno imitar o bicho que gostaria de ser, deixando que cada um faça a
imitação do animal escolhido.
Após a
brincadeira, faça a leitura do livro “Soltando os bichos”, que faz parte do
acervo da Plano Nacional do Livro Didático - PNLD.
Sessão cinema
∙Para finalizar,
fazer uma sessão de cinema apresentando o vídeo das crianças e um desenho com
animais de estimação famosos.
CRONOGAMA
Aula 01 – Roda de conversa inicial:
Reprodução da voz dos animais:
Visualização dos vídeos do youtube:
1 - Animais
domésticos
2 - O som dos animais – Como é o som?
3 - A Turma do Seu Lobato – O Sítio do Seu
Lobato (música infantil)
Aula 02 – Leitura e interpretação de texto
Pesquisa (atividades para casa)
Aula 03 – Análise das pesquisas, lista de
animais domésticos e painel dos animais domésticos
Exposição do painel
Aula 04 – Apresentação e interpretação de
cartazes; confecção de cartaz pelos alunos
Exposição dos cartazes
Aula 05- Sessão
cinema: os alunos assistirão a um filme com algum animal doméstico famoso
(Snoopy, Scoob Doo, , Pateta, Floquinho,Bidu – a escolher)
AO CHEGAR FAZ-SE NECESSÁRIO SABER SE O ALUNO:
- Desenvolveu habilidades de leitura e de
escrita (pseudoleitura);
- Compreendeu as características dos
gêneros em estudo (texto narrativo, lista e cartaz), bem como das
principais ideias;
- Compreendeu o significado de animais domésticos
e de estimação;
- Reconheceu alguns animais de estimação;
- Conscientizou-se dos cuidados que se deve
ter com os animais;
- Conseguiu analisar informações com base
em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
- Foi capaz de estruturar textos orais
lógicos e com coerência de ideias;
- Houve desenvolvimento da afetividade e do
senso de responsabilidade com relação aos animais domésticos;
- Desenvolveu as habilidades de ouvir, de
falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
- Desenvolveu atitudes de interação, de
colaboração e de troca de experiências em grupos
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário