Planos de aula



PLANO DE AULA: ANIMAIS DOMÉSTICOS
Obs.: filmar as atividades realizadas pelos alunos para posterior apresentação aos mesmos

AONDE CHEGAR?
  • No desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita (pseudoleitura);
  • Na compreensão das características do gênero em estudo (texto narrativo, lesta e cartaz), bem como das principais ideias;
  • No conhecimento do significado de animais domésticos e de estimação;
  • No reconhecimento de alguns animais de estimação;
  • Na conscientização dos cuidados que se deve ter com os animais;
  • Na análise de informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Na capacidade de estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • No desenvolvimento da afetividade e do senso de responsabilidade;
  • No desenvolvimento das habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • No desenvolvimento de atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

PÚBLICO ALVO
1º ano do Ensino Fundamental

COMO CHEGAR? O QUE FAZER PARA CHEGAR?
Roda de conversa inicial:
Promover o debate sobre animais que podem viver dentro de nossa casa ou apartamento, como cachorro, gato, peixes de aquário; ou em sítios, chácaras e fazendas, como ovelhas, cabritos, cavalos, galinhas e patos. 

• Explorar, verbalmente, o conhecimento do grupo sobre os vários animais domésticos tendo em mãos imagens deles contidas em revistas, calendários ou fotografias. 

• Perguntar, também, sobre animais domésticos que são personagens de séries, filmes ou desenhos infantis, tais como Snoopy, Scooby Doo, Garfield, Pateta, Floquinho e Bidu. 

• Explorar as características de cada um: como nascem, onde e como vivem, o que comem, como é seu corpo (com penas ou pelos).

•Mostrar aos alunos que esses animais são chamados "domésticos" porque podem conviver na mesma casa em que vivemos, desde que sejam bem alimentados e tratados, ou seja, tomar banho, alimentar-se de ração e água potável e ter um local apropriado e limpo para seu repouso e suas necessidades fisiológicas são requisitos básicos, além de sair de casa para se exercitar e tomar todas as vacinas necessárias.

• Explicar também que, assim como os seres humanos, os animais domésticos também precisam ir ao médico, chamado de médico veterinário, para ver como está sua saúde, incluindo seus dentes. 

• Ao final da conversa, perguntar se alguma criança tem ou gostaria de ter um animal doméstico em casa ou no sítio, e como se dá a relação com ele, destacando que todo bichinho precisa de carinho e gosta de brincar, mas não gosta de apanhar ou ser mal tratado.

Brincando de imitar bichos
∙ Incentivar as crianças a reproduzirem a voz dos animais. Depois, pedir a cada criança que imite a voz de seus animal de estimação para a turma descobrir qual é o nome do animal que ela imitou.

Mostrar os vídeos do youtube:
O som dos animais – Como é o som?
A Turma do Seu Lobato – O Sítio do Seu Lobato (música infantil)

Leitura e interpretação oral de texto
Leitura do texto “Bichinho de estimação”, que conta a história de uma criança que queria muito ter um bichinho de estimação. Os alunos receberão cópias do texto para que eles possam seguir a leitura (pseudoleitura) e para fazer a marcação dos parágrafos do texto.


Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo: FTD, 2008. p. 141,142.


Explicar que o texto "Bichinho de estimação" está dividido em partes, que contam trechos da história, sendo que cada uma dessas partes é chamada de parágrafo. Explicar que para indicar o parágrafo deixa-se um pequeno espaço entre a margem esquerda da folha e o início do texto.
Pedir aos alunos que pintem no texto os espaços que marcam o início dos parágrafos.
Depois, fazer as seguintes perguntas para serem respondidas oralmente:

a)      Os parágrafos começam na mesma direção?

b)      Quantos parágrafos tem o texto?

c)      As letras que iniciam os parágrafos são maiúsculas ou minúsculas?

d)     O texto é narrado por um menino ou uma menina?

e)      Em sua opinião, por que a mãe escolheu peixinhos para dar ao filho?

f)       Para o menino qual é a desvantagem de ter um peixinho como animal de estimação?

g)      E você gostaria de ter um peixinho de estimação? Que bichinho de estimação você gostaria de ter?


Pesquisa

Hoje em sala de aula falamos sobre animais de estimação. Em casa, pergunte a seus familiares quais os
seus animais domésticos preferidos. Traga na próxima aula sua pesquisa.


  1. Nome do entrevistado:___________________________________________
  2. Grau de parentesco:_____________________________________________
  3. Qual seu animal preferido?______________________________________________________
  4. Por que da escolha? ______________________________________________________


Apresentação das pesquisas

Os alunos farão uma breve apresentação de suas pesquisas sobre os animais domésticos preferidos dos familiares.


Lista dos animais domésticos e confecção de painel

Anotar na lousa os animais que foram citados nas pesquisas, fazendo assim uma lista dos animais domésticos.
Dividir a sala em pequenos grupos e distribuir revistas para que os alunos pesquisem imagens dos animais que foram citados nas entrevistas que fizeram com seus familiares. Cada grupo irá montar um painel com os animais preferidos das famílias.
Fazer uma exposição dos painéis nos murais da escola para que haja uma interação entre a comunidade escolar e as pesquisas feitas pelos alunos.

Sugestão: classificando os animais                    
Pode-se propor que os alunos classifiquem os animais: com pelos ou sem, com quantidade de patas, dentre outras características.


Cartaz 

Explicar aos alunos as características desse gênero textual.

Apresentação de um cartaz apresentando os cuidados que devemos ter com os animais.

Orientar os alunos que um animal de estimação não é um brinquedo, por isso devemos cuidar bem dele, pois ele precisa se alimentar, ser medicado quando necessário, viver em um local limpo e arejado, dentre outros cuidados. Apresentar o cartaz abaixo utilizando o data show para orientar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com os animais.


Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://jornalvoceeseupet.blogspot.com.br/2011_10_02_archive.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014
.


Apresentação de cartaz sobre a doença Raiva Animal e sobre a importância da vacinação em gatos e cachorros.


Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo.Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 149.


Perguntar aos alunos o que eles acharam do cartaz, deixando que eles falem e deem suas opiniões. Logo após, propor uma atividade de interpretação da imagem.
         

Interpretando o cartaz                       

1 - Fazer as perguntas para que os alunos respondam oralmente:

a)      Quem é o principal destinatário desse cartaz?
b)      Com que objetivo, ou seja, para que foi feito esse cartaz?


2 – Leitura pelo professor: “Com raiva, seu bichinho pode virar um animal”.


a)              O que você entende desta frase?
b)              No cartaz, a imagem é  importante porque:
Serve de enfeite?
Chama a atenção do leitor?
Ajuda a compreender a frase “Com raiva, seu bichinho pode virar um animal”?




Confecção de cartaz

Propor aos alunos que construam um cartaz informando sobre os cuidados que devemos ter com os animais de estimação. Pedir para que tragam na próxima aula. Veja o exemplo abaixo para orientá-los sobre a construção do cartaz.


Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 152.


Apresentação e exposição dos cartazes

Os alunos apresentarão os cartazes que fizeram em casa sobre os cuidados com os animais de estimação.
Após, os cartazes serão expostos no pátio da escola para conscientizar os alunos dos cuidados que devemos ter com os animais.



Usando a imaginação/Leitura de livro

Se vocês fossem um bicho, qual gostariam de ser?             


Brincando de imitar bichos:

Pedir para cada aluno imitar o bicho que gostaria de ser, deixando que cada um faça a imitação do animal escolhido.
Após a brincadeira, faça a leitura do livro “Soltando os bichos”, que faz parte do acervo da Plano Nacional do Livro Didático - PNLD.


Sessão cinema
∙Para finalizar, fazer uma sessão de cinema apresentando o vídeo das crianças e um desenho com animais de estimação famosos.

CRONOGAMA
Aula 01 – Roda de conversa inicial:
Reprodução da voz dos animais: 
Visualização dos vídeos do youtube:
 1 - Animais domésticos
2 - O som dos animais – Como é o som?
3 - A Turma do Seu Lobato – O Sítio do Seu Lobato (música infantil)

Aula 02 – Leitura e interpretação de texto
Pesquisa (atividades para casa)

Aula 03 – Análise das pesquisas, lista de animais domésticos e painel dos animais domésticos
Exposição do painel

Aula 04 – Apresentação e interpretação de cartazes; confecção de cartaz pelos alunos
Exposição dos cartazes

Aula 05- Sessão cinema: os alunos assistirão a um filme com algum animal doméstico famoso (Snoopy, Scoob Doo, , Pateta, Floquinho,Bidu – a escolher)

AO CHEGAR FAZ-SE NECESSÁRIO SABER SE O ALUNO:
  • Desenvolveu habilidades de leitura e de escrita (pseudoleitura);
  • Compreendeu as características dos gêneros em estudo (texto narrativo, lista e cartaz), bem como das principais ideias;
  • Compreendeu o significado de animais domésticos e de estimação;
  • Reconheceu alguns animais de estimação;
  • Conscientizou-se dos cuidados que se deve ter com os animais;
  • Conseguiu analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Foi capaz de estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • Houve desenvolvimento da afetividade e do senso de responsabilidade com relação aos animais domésticos;
  • Desenvolveu as habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolveu atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos




Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário